É um exame especializado do coração do bebê e dos vasos sanguíneos que se comunicam com o coração, que também é feito com o uso da ultrassonografia e, portanto, bastante seguro por não empregar radiação. Deve ser realizada após 20 semanas de gestação, sendo mais frequentemente indicada entre 24 e 28 semanas.
Uma das grandes vantagens da Ecocardiografia Fetal é avaliar, ao mesmo tempo, tanto a forma (morfologia) quanto a função (fisiologia) do coração do bebê, sendo muito importante para o diagnóstico das cardiopatias congênitas.
O diagnóstico precoce de malformações cardíacas é essencial para o planejamento adequado do cuidado no pré-natal, no parto e no período neonatal, principalmente nas cardiopatias congênitas mais graves.
Um refinamento da fisioterapia que tem como objetivo atender às especificidades da saúde das mulheres, com uma abordagem voltada para a integralidade do cuidado, contemplando desde as questões sexuais e reprodutivas, a preparação para o parto, até o funcionamento dos sistemas urinário e digestório.
Segundo a resolução do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, que regulamenta esta especialidade, a Fisioterapia na Saúde da Mulher abrange as seguintes áreas de atuação:
É uma área da nutrição que se dedica ao tratamento, à promoção da saúde e à prevenção de doenças, por meio da alimentação saudável, com a prescrição de alimentos e suplementos dietéticos, conforme as indicações de cada pessoa e cada condição clínica. Para isso, o atendimento inclui a avaliação nutricional, o diagnóstico do problema, a intervenção por meio da dieta e o monitoramento dos resultados. Na Gratiare, as áreas de maior ênfase na nutrição clínica incluem a saúde materno-infantil, a fertilidade e a intolerância ou alergia alimentar.